sábado, 3 de março de 2012


"EU QUERO SER BAILARINA"



      Quando eu era criança queria ser secretária, professora, astróloga... E quando somos crianças nossos pais querem saber o que queremos ser quando crescer – dentista, advogada, médica... - meu pai um dia me perguntou e eu respondi “Eu quero ser bailarina” ele respondeu: “Ah isso não dá dinheiro”.
      Ao contrário de muitas bailarinas, não comecei criança, na minha casa não tinha nenhuma manifestação artística. Eu gostava de ver no Vídeo Show, a agenda cultural, para ver umas imagens de gente rolando no chão, saltando, o corpo caindo, uma luz colorida... E as aberturas do Fantástico?! Me deixavam totalmente ligada na TV. Dançava com a Xuxa o tempo todo. Sempre soube das coreografias e imitava tudo.
     Talvez percebendo essa minha vontade de dançar, aos 10 anos minha mãe me matriculou numa academia com aulas de Jazz. Não foi muito tempo, depois a academia fechou e minha mãe não me matriculou mais em nada. Até hoje não sei por quê. Adorava ir as aulas. Sentia-me diferente das outras meninas.
      Com 16 anos entrei numa outra academia e foi um sufoco convencer minha mãe a me matricular. Ela queria que eu fizesse piano, mas eu não queria, queria fazer dança. Isso durou muito tempo até ela me matricular.
      Dancei em alguns lugares na minha cidade mesmo, mas minha professora não tinha tanto conhecimento assim sobre a área. Por influência do meu ex-namorado da época, entrei na Fundação das Artes para fazer Ballet. Como não sabia nada do teste, me inscrevi numa Dança esquisita chamada “Moderno”.
      No dia do teste eu tremia muito, nem sei como faria o que era para fazer. Quando vi as sequencias.... “è isso” pensei “è isso que eu quero fazer”. Era a tal Dança que rolava no chão. Amei tudo! Fui pra casa queria mostrar a Dança pra todo mundo.
      No começo tudo era muito difícil, as meninas da turma eram formadas em Ballet, eu sentia que não sabia nada mesmo depois de fazer as aulas na academia. Porém, não fazia corpo mole. Rolava,caia,batia,trombava, doía, o joelho ficava roxo, o pé com calo, meu osso saliente da coluna inchava por causa dos rolamentos! Era bem difícil... Aliás, não aconselho ninguém a fazer corpo mole numa aula de Dança. Fazer Dança exige esforço e muito treino. (E trate seu corpo com amor, para evitar lesões. Lesões não devem ser troféu para nenhum bailarino).
      No dia da apresentação, lembro que o ensaio era a tarde no Teatro Paulo Machado de Carvalho, e não dava tempo de voltar para casa... Passei a tarde toda no Teatro assistindo as coreografias, reparando as professoras ensaiarem o pessoal. Fiquei  sozinha na platéia, apenas observando... E assim foram os meus anos (Total de 4) na Fundação das Artes. Sabendo da minha curiosidade, a professora nem se importava quando eu ficava atrás da coxia observando as meninas dançarem, até dizia: “Eh Verônica... só olhando...” Foram 2 anos de Moderno e depois de Ballet. Eu queria ser bailarina... bailarina Contemporânea!
      Hoje sei que Contemporâneo, Moderno e Ballet são da família de Danças Cênicas. Cada uma significando uma época e valores da sociedade, pensamentos de bailarinos, coreógrafos e pesquisadores. Este estudo é longo... Parece que quanto mais se estuda, mais coisas temos a aprender. Quanto mais se lê, mais temos que buscar.
       Portanto, quando escuto minhas alunas falarem que querem ser bailarinas, eu me pergunto em qual estilo que ela se identificará! Pois na Dança temos tantos caminhos, tantas possibilidades... e ás vezes estar no estilo errado pode frustar o caminho de uma possível artista.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

#atividades #dança (2) #MeuDiárioFeminino (1) 1° seminário internacional de dança (1) 2015 (1) Agradecimento (2) alguns nomes da dança contemporânea (1) alunos (2) Amigos da ribalta (2) aniversário! (1) Ano Novo (1) apresentação (15) apresentação de trabalho (3) arteterapia (2) assédio moral (1) atualidade (2) aula aberta (2) aula semanal (2) aviso geral (1) bailarina de férias (1) Ballet Cinderella (1) Ballet Clássico (1) Ballet Stagium (1) benefícios da dança (7) Biblioteca Vila Floresta (1) Bienal Ibirapuera (1) Boas festas (1) Brasil! (1) cachê (1) camisetas do curso (1) campanha (2) cata preta (1) cavaleiros do zodíaco (2) cesas (15) Cia Artística Afro Sol (1) ciclos da vida (3) cinema (1) circulo de mulheres (1) citação (1) coluna do blog (3) Coluna Ensaios (6) Coluna Registro de Atividade (9) comerciais (1) como usar (1) compartilhar (2) comportamento (1) concurso 2014 (1) conhecendo a blogueira (1) contato (7) Copa das confederações (1) coreografias (3) crianças (1) criatividade (1) critica (1) Curso (3) Curso de Dança e Feminilidade (20) curso on-line (2) Cursos 2014 (3) dança (4) dança contemporânea (9) dança conteporânea (1) Dança e Feminilidade (17) Dança Moderna (1) dança na TV (1) data comemorativa (9) data do Lançamento do livro e vernissage (4) datas (1) desafio Méliuz Startup (3) desânimo (1) Despedida (1) Deusa Afrodite (1) dia do bailarino (1) dia dos pais (1) dia dos professores (1) Dia Internacional da Dança (1) dia mundial da dança (1) dificuldades (1) dilemas da profissão (4) Ditadura Militar (1) divulgação (40) dúvidas sobre o vale dança (1) eleições 2014 (3) engraçado (1) Ensaios (3) ensino (1) escola (1) Espaço Shanti (2) Eu Louvo a Dança (1) evento (4) eventos (1) facebook (1) faculdade de dança (4) (1) feira de artesanato (2) FELIZ PÁSCOA (1) feminilidade (1) feminino (1) filme (2) filme de dança (1) final de módulo (1) foto (2) fotos (22) frases engraçadas (1) gosto (1) grupo de apoio (1) grupos de dança (2) heroínas (1) história (9) Homenagem (1) HOMENAGEM AO CHAVES (1) homens na dança (1) humor (1) I Workshop de Contemporâneo 2014 (1) II sorteio do blog 2014 (1) III Festival do Livro e leitura de Diadema 2014 (1) impressões (12) In memoriam (1) infra-estrutura (1) inicio de aulas (5) inicio de novo módulo 2014 (1) Inscrições Abertas (1) inspiração (1) leis dos profissionais de dança (1) leitura (2) lembranças (10) link de videos (1) livro (9) livros e filmes (7) manifestação dos bailarinos (1) Manifestação em São Paulo (2) máscaras (1) mercado de trabalho (9) momentos históricos (1) Movimento (1) novidades pessoais (7) novos horários (1) o que é dança? (1) Oficina (3) oficina de ballet (16) onde comprar (1) opinião (4) oportunidades (5) pagamento (2) palco (1) palcos (1) palestra (4) Palestra Dançar a Vida em Santo André (1) Papa no Brasil (1) parceiros do blog (1) páscoa (1) PCN de Dança (1) pensamentos (29) Pesquisa (4) Pós-Graduação em Arteterapia (3) Pré-inscrição de Dança e Feminilidade (1) produtos (1) profissionais de dança (1) Projetos (2) promoção do Blog (1) promoção do Blog 2014 (1) Pronunciamento da Dilma (1) Propagandas com dança (1) prosperidade (1) próximos eventos (6) público (1) recados (7) reflexão (25) registro (3) registro de atividade (14) regulamento (1) Repertório (1) reportagem da Globo sobre a dança (1) Repúdio ao CONFEF (1) Respondendo uma Tag (1) resultado da promoção do blog 2014 (1) resultado do sorteio de dezembro 2014 (1) resultados (2) retrospectiva 2013 (1) Revelando São Paulo 2013 (1) Roda das Deusas (2) rolezinho (1) sala de aula (1) Santo Agostinho (1) saúde (1) saúde financeira (1) série (3) setembro 2014 (2) site pessoal (1) sobre as manifestações (2) sobre o blog (1) tcc (2) teatro (1) temas (1) terapia de grupo (1) trabalho (22) trabalho remunerado (3) trabalhos (1) tráfico de pessoas (1) uniforme (1) vale dança (1) versões (1) vídeos (1) vila linda (1) Violência doméstica (1) Vitória do Brasil (1) Vivência de Constelação Familiar (1) Vivência de Dança e feminilidade:Eu-Mulher 2014 (2) Workshop (4)