"A Importância de uma boa infra-estrutura para o ensino
da Dança na escola Pública"
Este texto, escrevi na aula de Politicas Educacionais com o Prof. Sérgio Malacrida! Comentávamos sobre a História do Ensino das Artes na Escola Pública.
Fala-se muito hoje sobre a
importância do ensino da Arte na Escola Pública. Percebe-se que ao longo da
Historia Educacional Nacional, a Arte foi vista de muitas maneiras. Contudo, é
importante pensar na formação do professor de Dança e prepará-lo para a
realidade da profissão. Muito se fala sobre a Dança na Escola, sua função, mas
a escola esta preparada para receber essa disciplina?
Quando estudamos Dança –
qualquer estilo de Dança- estuda-se na melhor (ou não) Escola ou Academia de
Dança. As salas têm um piso amadeirado com linólio, espelho, todo o espaço é
voltado para o ensino daquela arte. Com fotos de apresentações, esculturas com
movimentos de Dança, adereços e assim por diante. Neste ambiente, a Dança esta
viva e todos têm algum respeito por esta Arte.
Geralmente, aprende-se e
aprimora-se a técnica. Alguns vão para o Ensino da Dança e já começam
despreparados, pois ainda são poucas as Escolas que formam seus alunos para o
Ensino da Dança. Alguns alunos vão para lugares conhecidos de seu ambiente,
outras academias; outros vão para as Oficinas oferecidas por prefeituras, ou
escolas particulares.
Focando no espaço da Escola
publica as aulas acontecem na quadra, pátio ou na sala de aula com as cadeiras
no canto da sala. Esse inicio causa um choque no aluno ( e agora professor) que
sempre teve uma boa infra-estrutura para estudar. Logo de inicio, todos os
recursos precisam de adaptações. As vezes o radio não funciona, o numero de
alunos é muito grande para o espaço, a escola pede um certo “estilo” e nada
para oferecer quanto a espaço físico.
Hoje começa uma correria para
contratar professores de música, mas para contratar professores de Dança é
preciso organizar o espaço físico primeiro dessa escola antes desse professor
chegar. A política publica já pensou nisso?E esse espaço ficará impessoal como
são as salas de aula atualmente?
No texto há uma passagem que
fala sobre a inclusão da imagem na Década de 80. Ora, a imagem fica num determinado espaço
físico ( papel ou tela) a escola não precisa mudar seu espaço físico para que a
imagem fique ali. Para o ensino da música, a escola não precisa mudar o espaço
físico da sala de aula comum, mas para o ensino da Dança e também para o teatro
é necessário um espaço físico considerável para que as aulas aconteçam com um
mínimo de qualidade.
Um aluno de Dança não quer
estudar num espaço inadequado, por exemplo, num piso com buracos, sujo ou
apertado. Então é preciso que o local seja limpo, acolhedor e que ali ele possa
se movimentar com liberdade.
As Escolas de Dança e até mesmo
as academias, precisam incluir no seu programa de aulas essa preparação didático-reflexiva
para o aluno de nível avançado. As academias e Escolas de Dança, não podem
somente se preocupar com o bom desenvolvimento técnico desse aluno, formando-o
para dançar em companhias e festivais, pois muitos desses alunos vão encontrar
uma realidade complicada da profissão. Mesmo que ele não vá para uma escola
publica, mas muitos equipamentos públicos como centros educacionais ou espaço
comunitário, não há um espaço totalmente adequado para essas aulas. Não são em
todos os lugares, mas espaços ruins existem! E o professor de Dança precisa
estar preparado para adaptar-se a essa realidade.
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