Um dia, um professor da faculdade perguntou para o grupo porque achamos que ensinar dança é importante. Disse que a educação é mais importante que o ensino da arte, no caso, da dança. Ficou um clima de "mea culpa" porque não sabíamos o que responder... Fomos pegas de surpresa. Apenas... gostamos de dançar. Justificamos que a dança ajuda a pessoa a se relacionar,melhora as funções corporais, auxilia no desenvolvimento motor,coordenação,melhora a autoestima, o relacionamento interpessoal... e assim por diante.
Ele insistiu: "Vocês gostam, mas tem gente que não vai gostar e ainda serão obrigados a aprender na escola... E o que vocês vão fazer?" Não me lembro se respondemos... Mas na hora, me perguntei se estudantes de medicina precisam responder a essas perguntas. Nós que estudamos e trabalhamos com dança ( e com certeza outros artistas) frequentemente somos questionados sobre nossa escolha profissional.
Parece tão óbvio que a população precisa de médicos, de dentistas, de advogados e de outras profissões... Precisamos de médico porque ficamos doentes, precisa-se de dentista para cuidar da saúde bocal, de advogados para nos orientar sobre leis, precisam-se de professores para ensinar a linguagem, geografia, contar ( na verdade de tudo,né?)... e temos tudo isso. Temos tudo o que é importante... E mesmo assim o ser humano se sente entediado, fadigado, doente de alma, estressado.
Aí entramos nós, os artistas. Para "livrar" as pessoas das obscuridades da alma. Se o entretenimento não é importante então vamos acabar com novelas, fechar exposições, cinemas e teatros. Chega de enfeitar a cidade com grandes estátuas de personagens históricos... Para quê fazer grandes shows musicais ou lançamentos de cds e dvds? Baixar filmes da internet?Para quê ter eventos e festivais?
Já pensou nisso? Seria muito sem graça essa vida,né? Essa pergunta, feita por esse professor são muito importantes para nos situar na vida, o que queremos com a Arte - Dança, qual sua finalidade, qual a importância na nossa vida. O ser humano precisa de arte, por que através do entretenimento o ser humano acalenta a alma, aplaca os problemas, refresca o cotidiano... Reflete sobre os problemas humanos, duvida de situações, sonha, questiona-se, conhece outra realidade ou ponto de vista, vê-se obrigado a enxergar, se revolta, ri dos problemas, vê-se refletido no palco, se expressa... Isso é um grande aprendizado.
Nossa profissão é tão importante quanto qualquer outra profissão. Não devemos sentir culpa de sermos artistas e/ou educadores de artes. O que temos a ensinar é honroso, sábio e valioso. E me desculpem... azar de quem não gosta!!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário