![]() |
Matisse A dança |
Não podia deixar de comentar sobre a reportagem de ontem no Globo Repórter sobre a Dança. Confesso que fiquei ansiosa para ver a reportagem e fiquei muito emocionada de ver as pessoas praticando por lazer, para tratamento e fazendo da dança, assim como eu, sua profissão.
Gostei de ver os projetos sociais, a dedicação das crianças na Escola Bolshoi, o Festival de Joinville... A dança transforma pessoas. Não é conversa de gente maluca... transforma mesmo.
No entanto, foi ressaltado apenas o trabalho inicial de um profissional de dança, o de dançarino/bailarino. Na minha opinião, seria importante dizer na reportagem, que quem organiza o evento também trabalha com dança, quem faz as coreografias também trabalha com dança, quem ensina dança também trabalha com dança, quem escreve sobre dança, também trabalha com dança.
Como profissional dessa área apenas apreciei a reportagem, pois me vi no começo da minha carreira, nos dançarinos no palco,a felicidade de estar em um festival, nos estudantes que buscam o aperfeiçoamento da técnica ... que é uma batalha. Uma batalha duríssima. Mas eu gostaria de ver uma reportagem que falasse da profissão, porque estar no palco não é o fim do sonho ( me deu essa impressão, estar no palco é a realização do sonho e só) é um processo do sonho. É um caminho... Para quem realmente quer ser profissional de dança, sempre abrem-se outros caminhos, além do palco (e sempre chegando nele rsrsrs). E precisamos ensinar isso, senão muitos dançarinos/bailarinos acabam frustrados pensando que dar aulas ( só para citar um exemplo) é o fim da carreira. E não é! Sempre existe mais.
Quando aquela bailarina disse que a dança sempre a chama de volta, apesar das limitações de saúde que foram citados na reportagem, me emocionei... pois eu senti ( e sinto) a mesma coisa!!! A dança não nos abandona... Sim, é tão intenso, que é quase uma religião. Hoje quando eu danço, não estou mais preocupada na altura das pernas, se o en dehors está perfeito... penso em fluir, comunicar,sentir, viver!!! E sempre quando acho que acabou... tem mais! Essa parte da reportagem foi muito linda!
Ah, não poderia deixar de falar isso: É mito o Ballet Clássico ser a base para todas as danças. O Ballet Clássico Não é base, é uma técnica eficiente, mas não é base. Outras técnicas existem e você se torna profissional mesmo sem o Ballet. Aqueles lindos da Dança de Rua, apresentados no final da reportagem, fizeram Ballet????????? Eu juro pra vocês que antes do Ballet Clássico existir as pessoas já dançavam!!! Eu juro.
Há outras coisas que me fizeram pensar durante a reportagem... mas não vou comentar mais, apenas, desejo muita dança na vida de todos nós!!!! Amém!!!
Link da reportagem: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2013/07/globo-reporter-mostra-os-beneficios-da-danca-saude.html