domingo, 26 de fevereiro de 2012

Reflexão sobre o PCN de Dança


 Este texto escrevi numa aula de Politicas Educacionais II, ministrada pelo Prof. Sergio Malacrida. Uma reflexão sobre o PCN de Dança.Se você pretende dar aulas de Dança na Escola, leia este documento (PCN).Muita coisa que você aprendeu nas Academias não vai bater. Mas o importante é isso: A reflexão. E a partir dessa reflexão, que postura você terá diante de seus questionamentos. Deixe sua opinião! "

 O PCN é um documento que visa orientar o professor em sua jornada na sala de aula a transformar a criança do ensino fundamental em futuros cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. 

 Mesmo descrevendo a importância do ensino da arte na escola e seus benefícios aos alunos, ainda faz-se uma justificativa com as matérias tradicionais. Se o aluno fizer Arte, pode desenvolver melhor um texto e o raciocínio matemático. A escola ainda esta pautada no pensamento lógico e racional, e não da ênfase a poética e representações da vida real. 

A meu ver, seja por isso a desvalorização dessa matéria nas escolas e até mesmo na sociedade. Interessante notar que no inicio da história humana, a arte era a própria ciência e depois da separação ciência x arte. 

Hoje tentamos voltar ao inicio de todas as coisas. Integrar o ser humano em toda a sua capacidade e entender este como uno. Creio que conhecer arte na escola, não fará, necessariamente, o aluno se interessar em apreciar obras de arte ou produções artísticas nacionais ou internacionais. 
Não porque o ensino seja insuficiente ou precário, mas essa atitude envolve os hábitos familiares também. 

  E nem sempre a família esta tão integrada com a escola para se ter essa iniciativa. Por exemplo, dou aulas de Ballet (oficina) para crianças de ensino fundamental e infantil em um Centro Educacional (publico). 

  Rara são as famílias que levam as crianças para assistir algum espetáculo de Dança. E os motivos são todos: falta de tempo, falta de dinheiro, falta de tempo, porque choveu, falta de tempo, “Nossa eu não sabia!...”, falta de tempo, “ah é muito caro!”, “ah, é muito longe.” E assim por diante. 

 Porém, me pergunto se esse documento é realmente utilizado nas escolas que oferecem a Dança em sua estrutura curricular. E será mesmo de conhecimento de secretários municipais de ensino e diretores de escola?

 O ensino de Dança na escola exige preparo do professor (geralmente são os professores de Educação física que fazem isso) a ideia de professor de Dança formado em Dança é muito nova, e ainda não se faz muitos concursos públicos por aí, espaço adequado ( e isso não temos. 

 Geralmente é a sala de aula com as carteiras no canto, ou a quadra.), piso e aparelhos adequados, o tamanho da sala também influencia porque ter 40 alunos em movimento até a quadra fica pequena. No momento, a escola e sua infra estrutura ( e mesmo construindo novas escolas) ainda não se tem um lugar para Dança.

 Notei também que não é qualquer tipo de Dança na escola. Os princípios do conteúdo descritos no PCN são de Dança educativa. Até o Ballet precisa se ajustar a proposta do PCN se for feito na escola. Participei de um congresso em Votorantim, a muito tempo atrás, e o assunto daquele dia era exatamente este: “Porque não se tem Dança na escola”. E la estava o secretário de Educação (ou alguém de cargo de semelhante) tentando responder a uma platéia de estudantes de Dança ávida por informações. Falou dos problemas físicos, da dificuldade de concursos, da novidade sobre o assunto, mas a maior duvida dele era “Que tipo de Dança ensinar na Escola? O Ballet por ser tradicional e bonito ou as Danças brasileiras por ser nacional?” A plateia ficou em silencio. Um silencio anormal. O congresso era sobre a importância da Dança Contemporânea, novas pesquisas da Dança Contemporânea, caminhos da Dança contemporânea, técnicas e estética da Dança Contemporânea, ramificações e muito mais. Ninguém respondeu. Pensei “estamos perdidos com um chefe desses”. 

 De la pra Ca a situação não mudou e se mudou, mudou pouco. E em relação a isso sou bem pessimista. O PCN parece um documento muito novo diante da precariedade de algumas pessoas que estão no poder. (...) a Dança educativa é vista de um jeito “torto” pelas pessoas (por chefes e mães). E não adianta muito falar: “Mas segundo o PCN, é assim que temos que trabalhar dança na escola”, quase ninguém vai entender. 

 Contudo, é muito bom existir este documento, pois é o apoio que nós, profissionais de Dança, precisamos, como material de apoio e esclarecimentos sobre nossa profissão, nosso papel na sociedade e a importância do ensino da Dança – mesmo que não seja nas escolas."




  MINI CURRICULUM

    Bom... quem sou eu Afinal? Meu nome é Verônica Santiago, tenho 29 anos e trabalho a 13  com Dança. Atuo como Arte-Educadora em Dança (Professora de Dança) em Oficinas ou Cursos; Workshop ou Curso de férias, para crianças, adolescentes,adultos ou terceira Idade. Faço  trabalhos como bailarina interprete/performática e sou Pesquisadora em Dança.
     Formei-me em Dança Contemporânea, trabalho com Moderno ( Martha Graham e Laban), Ballet Clássico, Danças Ètnicas e Dança-educativa. Realizo pesquisa em Dançaterapia -Enfoque em Danças Étnicas para mulheres que sofrem Violência Doméstica. 
   Comecei na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Fiz parte da primeira turma de Moderno desta Escola ( hoje o curso é chamado de Dança Contemporânea), depois fiz Ballet Clássico.


    Paralelamente, estudava no Centro de Dança de Santo André e participei de 2 grupos de dança dirigidos por Pedro Costa ( "Boneca de Pano") e Luiz Ferron ( "Buraco no Asfalto"). Dancei muito na região do ABC, em Festivais , Encontros de Dança e Espetáculos.


    Fiz parte da 1° turma da Escola Livre de Dança de Santo André. Foi um período muito intenso de aprendizagem e desafios, tanto técnico como teórico. Meu primeiro Estágio foi na própria Escola Livre com crianças da formação preparatória e também com o grupo de Terceira Idade. Nessa fase percebi que a Educação em Dança me chamava muito a atenção.
    Comecei dando aulas de Dança Contemporânea no Projeto "Escola da Familia" e numa Escola de Ensino Infantil; depois fui para os Centros Educacionais de Santo André, trabalhar com crianças de 5 a 12 anos em Oficina de Ballet. Fui aprimorar meus estudos de Clássico no Kleine Szene Studio de Dança. E lá, conheci também o Flamenco.


    Com tantas aulas, estágios e apresentações, tive uma crise emocional  por causa do excesso de atividades.Fiquei 2 anos sem dançar. Porém,continuei ministrando aulas, trabalhei na Prefeitura de Mauá em Oficinas de Dança Contemporânea e na ONG do Grupo Apolo.
    No ano seguinte voltei para a Prefeitura de Santo André, onde continuo realizando a Oficina de Ballet.


   Em 2010, entrei para a Faculdade Paulista de Artes, que estava reiniciando o curso de Licenciatura Plena em Dança ( 1° turma de novo!). Atualmente voltei a Dançar com muita alegria, e estou realizando pesquisa em Dançaterapia, além de dar aulas.
    Ano passado dancei "O carnaval dos Animais" com orientação de Ítalo Rodrigues no Teatro Ruth Escobar.E este ano tem muito mais...

São algumas informações, claro!13 anos de história em dança não fica assim tão resumido. O importante é que a Dança transformou minha vida, cobrou seu preço,mas esta paixão nunca acaba!Presente sempre, sempre me fazendo questionar sobre essa profissão, que ainda sofre muito preconceito da Sociedade!

                                              

sábado, 25 de fevereiro de 2012



PESQUISA DE TCC


Esta pesquisa me enche de orgulho! A dança como meio para resgatar o feminino em mulheres que sofrem violência doméstica.Estou trabalhando para ministrar este curso numa Instituição em Santo André. Infelizmente não posso revelar o nome, ainda não tenho permissão! Mas acompanhem o desenrolar da pesquisa!

Sobre o Blog : Aviso aos navegantes!!





Olá amigos dançantes td bem? Eu me Chamo Verônica Santiago, sou dançarina, professora de dança, escritora e  arteterapeuta. Trabalho e estudo dança desde... sempre. 



Este blog foi criado com o intuito de divulgar o meu trabalho e experiência profissional, falar do mercado de trabalho, reflexões sobre o mundo da dança e tudo o que cerca a vida cotidiana de um profissional da área. Meu lema: Dancei, Refleti, Compartilhei!



Colunas desse Blog:



Ensaios : Coluna para compartilhar leituras e filmes;

Amigos da Ribalta: Divulgação de perfis de grupos ou profissionais de dança ( que se inscreverem);

Registro de Atividade: Fotos, desenhos ou videos de aulas, viagens,passeios, apresentações, trabalhos que realizei ou assisti.

Porque seguir ou ser parceiro do Blog ou das pages?

Os seguidores e parceiros das pages e do blog, participam de prêmios e sorteios exclusivos. Você será convidado para os seguintes eventos: apresentações de dança, feiras de artesanato, feiras de livros e palestras que eu ministrar. Você  também, poderá participar de uma aula experimental de dança, de graça, nos locais onde trabalho.

Fique a vontade para opinar, tirar dúvidas e/ou sugerir assuntos. A troca de informações será sempre bem-vinda!



Curta no facebook:





Para cursos, workshop, feiras de artesanato, atendimento arteterapêutico, entrar em Contato:

veroartista@gmail.com





Obrigada!
       LINKS IMPORTANTES SOBRE APRESENTAÇÕES DA MINHA PESQUISA DE TCC


O inicio de minha pesquisa, ainda em dupla, na apresentação do " II Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança" realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em maio de 201.
http://portalanda.org.br/index.php/anais/interfaces-de-danca-e-estados-do-corpo

Participação do Encontro de arte educadores de São Paulo:

http://www.ustream.tv/recorded/18323114 1° parte

http://aguarras.com.br/wp-content/uploads/2011/09/CONVITE-AESP-3.gif

... e a pesquisa continua. Agora sozinha.

Marcadores

#atividades #dança (2) #MeuDiárioFeminino (1) 1° seminário internacional de dança (1) 2015 (1) Agradecimento (2) alguns nomes da dança contemporânea (1) alunos (2) Amigos da ribalta (2) aniversário! (1) Ano Novo (1) apresentação (15) apresentação de trabalho (3) arteterapia (2) assédio moral (1) atualidade (2) aula aberta (2) aula semanal (2) aviso geral (1) bailarina de férias (1) Ballet Cinderella (1) Ballet Clássico (1) Ballet Stagium (1) benefícios da dança (7) Biblioteca Vila Floresta (1) Bienal Ibirapuera (1) Boas festas (1) Brasil! (1) cachê (1) camisetas do curso (1) campanha (2) cata preta (1) cavaleiros do zodíaco (2) cesas (15) Cia Artística Afro Sol (1) ciclos da vida (3) cinema (1) circulo de mulheres (1) citação (1) coluna do blog (3) Coluna Ensaios (6) Coluna Registro de Atividade (9) comerciais (1) como usar (1) compartilhar (2) comportamento (1) concurso 2014 (1) conhecendo a blogueira (1) contato (7) Copa das confederações (1) coreografias (3) crianças (1) criatividade (1) critica (1) Curso (3) Curso de Dança e Feminilidade (20) curso on-line (2) Cursos 2014 (3) dança (4) dança contemporânea (9) dança conteporânea (1) Dança e Feminilidade (17) Dança Moderna (1) dança na TV (1) data comemorativa (9) data do Lançamento do livro e vernissage (4) datas (1) desafio Méliuz Startup (3) desânimo (1) Despedida (1) Deusa Afrodite (1) dia do bailarino (1) dia dos pais (1) dia dos professores (1) Dia Internacional da Dança (1) dia mundial da dança (1) dificuldades (1) dilemas da profissão (4) Ditadura Militar (1) divulgação (40) dúvidas sobre o vale dança (1) eleições 2014 (3) engraçado (1) Ensaios (3) ensino (1) escola (1) Espaço Shanti (2) Eu Louvo a Dança (1) evento (4) eventos (1) facebook (1) faculdade de dança (4) (1) feira de artesanato (2) FELIZ PÁSCOA (1) feminilidade (1) feminino (1) filme (2) filme de dança (1) final de módulo (1) foto (2) fotos (22) frases engraçadas (1) gosto (1) grupo de apoio (1) grupos de dança (2) heroínas (1) história (9) Homenagem (1) HOMENAGEM AO CHAVES (1) homens na dança (1) humor (1) I Workshop de Contemporâneo 2014 (1) II sorteio do blog 2014 (1) III Festival do Livro e leitura de Diadema 2014 (1) impressões (12) In memoriam (1) infra-estrutura (1) inicio de aulas (5) inicio de novo módulo 2014 (1) Inscrições Abertas (1) inspiração (1) leis dos profissionais de dança (1) leitura (2) lembranças (10) link de videos (1) livro (9) livros e filmes (7) manifestação dos bailarinos (1) Manifestação em São Paulo (2) máscaras (1) mercado de trabalho (9) momentos históricos (1) Movimento (1) novidades pessoais (7) novos horários (1) o que é dança? (1) Oficina (3) oficina de ballet (16) onde comprar (1) opinião (4) oportunidades (5) pagamento (2) palco (1) palcos (1) palestra (4) Palestra Dançar a Vida em Santo André (1) Papa no Brasil (1) parceiros do blog (1) páscoa (1) PCN de Dança (1) pensamentos (29) Pesquisa (4) Pós-Graduação em Arteterapia (3) Pré-inscrição de Dança e Feminilidade (1) produtos (1) profissionais de dança (1) Projetos (2) promoção do Blog (1) promoção do Blog 2014 (1) Pronunciamento da Dilma (1) Propagandas com dança (1) prosperidade (1) próximos eventos (6) público (1) recados (7) reflexão (25) registro (3) registro de atividade (14) regulamento (1) Repertório (1) reportagem da Globo sobre a dança (1) Repúdio ao CONFEF (1) Respondendo uma Tag (1) resultado da promoção do blog 2014 (1) resultado do sorteio de dezembro 2014 (1) resultados (2) retrospectiva 2013 (1) Revelando São Paulo 2013 (1) Roda das Deusas (2) rolezinho (1) sala de aula (1) Santo Agostinho (1) saúde (1) saúde financeira (1) série (3) setembro 2014 (2) site pessoal (1) sobre as manifestações (2) sobre o blog (1) tcc (2) teatro (1) temas (1) terapia de grupo (1) trabalho (22) trabalho remunerado (3) trabalhos (1) tráfico de pessoas (1) uniforme (1) vale dança (1) versões (1) vídeos (1) vila linda (1) Violência doméstica (1) Vitória do Brasil (1) Vivência de Constelação Familiar (1) Vivência de Dança e feminilidade:Eu-Mulher 2014 (2) Workshop (4)